Loading...

a Roda do Tempo

"Sem medo, sem hesitação e sem esforço, surgirá a partir do espaço da mente, gestos divinos e danças desconhecidos, canções nunca ouvi."
~ Kalachakra Tantra ~

Origen do projeto Danza Duende

by Yumma Mudra

Este projecto apareceu espontaneamente à medida que o meu trabalho se tornou mais inclassificável e se afastou de categorias de danças pré existentes.

Ao tomar consciência das implicações artísticas e pessoais da minha própria experiência como bailarina, como mulher e como ser humano, comecei a procurar meios de partilhar essas vivências com numerosos alunos..

A minha profunda admiração pelas Danças Tradicionais, pelas Artes Marciais e pelas Artes Internas, a minha formação clássica e o meuempenhamento numa via espiritual milenar juntam-se numa dança que aindanão tinha nome. Efectivamente esta dança segue sem nome, já que a Dança Duende é um meio e não um fim.

 

Não se trata de criar um estilo próprio de movimentos nem de formarclones. Bem pelo contrário: Trata-se de restaurar uma visão sagrada esimples da dança a um nível profissional infinitamente criativo

Trata-se de romper com conceitos rígidos, de se libertar profundamentegraças a uma exigência e a uma indisciplina indispensáveis à realizaçãode uma tal liberdade.

Para ensinar a Dança Duende eu aplico as minhas próprias devizas quec onsistem, essencialmente, na abertura, na conexão com o momentopresente e, gradualmente, ganhar confiança em si mesmo e ultrapassar ascrenças e mesmo as expectativas. Nós aprendemos a utilizar as dores e os milagres da nossa vida materiale transformá-los. Todo o processo é improvisado a partir da realidadedos participantes, do momento, do lugar e do professor.

 

A estrutura do trabalho baseia-se sobre o aspecto emocional ou sobre umsentimento particular escolhido previamente em função das qualidadesque desejamos invocar e desenvolver. Sem intelectualizar ou filosofar sobre a nossa procura, nós vivê-mo-latal como ela é em interdependência com o grupo sem jamais perder anossa própria autonomia individuel.

É um caminho solitário, por vezes,difícil, por vezes, eufórico, por vezes, hilariante onde fazemosencontros extraordinários connosco próprios e com os outros.

É importante definir claramente que se trata de uma abordagem da dançacom um objectivo profissional, NÃO se trata de propor uma terapia ouuma via espiritual específica, se bem que os elementos dessas matériaspossam (ou não) desenvolver-se.

 

É desejável, neste quadro, recorrer a técnicas ilimitadas de movimentoe de desenvolvimento pessoal. Isto permitirá à Dança Duende de se transformar e adaptar às necessidades de todos os seres que estudarão e enriquecerão os seus horizontes graças à sua própria sensibilidade. A porta abre-se às colaborações mais variadas e àinstauração de uma atitude de humildade e dignidade assumidas no porteartístico e sobretudo na sua transmissão.

 

Vários são os objectivos que se reúnem nesta via

 

1. Excelência artística e humana.

2. A transmissão de dimensões espirituais e éticas universais na aprendizagem da arte.

3. A noção de responsabilidade individual e universal na divulgação e no comércio da artet.

4. O combate contra a ignorância.

5. A desmistificação do conceito comum de “Artista Maldito”, que se traduz por uma fascinação subtil por atitudes destrutivas.

 

6. O estabelecimento sólido de um espírito de solidariedade e de confiança no seio da comunidade artística.

7. A abertura infinita, a curiosidade e o respeito por todas as formasde conhecimento artísticas sem discriminação e sem julgamento devalores.

8. O retorno ao reconhecimento da dança.

9. Atribuição de fundos e investimentos privados para novas formas deexpressões artísticas humanitárias face ao perigo da rápidatransformação caótica da nossa sociedade moderna.

10. Uma mudança profunda das perspectivas e dos objectivos no ensinodas artes de espectáculo que podem, desta forma, transcender as suaslimitações habituaiss.

 




Let's keep in touch !
Yumma Mudra